Publicidade

terça-feira, 16 de junho de 2009

Folha de S. Paulo amarga enorme derrota em sua própria enquete

Por Humberto Carvalho Jr.

Na tentativa de induzir, mais uma vez, o leitor a compactuar com os interesses da "grande imprensa" e políticos que tentam desgastar a imagem da Petrobràs, a Folha de S. Paulo lançou uma tendenciosa enquete em seu website. E o tiro saiu pela culatra.

Pergunta a enquete:
Você aprova a decisão da Petrobras de vazar em blog as perguntas feitas por jornalistas para reportagens que ainda não foram publicadas?
Para a tristeza dos dirigentes do jornal paulista, 85% dos 5.018 votos aprovam a decisão da estatal brasileira. O restante , apenas 15% dos votantes, concordam com as grandes emissoras. Ou seja, a missão foi um fracasso. Clique na figura abaixo ou clique aqui para visualizar melhor o resultado da enquete.


A enquete é apenas uma parte da campanha de desvalorização perpetrada pela mídia nativa. Algumas semanas após a aprovação da CPI que investigará a Petrobras, foi criado o blog Fatos e Dados, onde a empresa divulga informações e analisando a cobertura da imprensa sobre a empresa.

O meios de comunicação, incomodados com a idéia, não fazem a mínima questão de esconder o desconforto de ter sua hegemonia posta em xeque. Desde a sua criação, o weblog Fatos e Dados sofre com os ataques de diversas publicações veiculadas pelas maiores empresas de comunicação do país.

Nesta terça (16), foi publicado no blog uma resposta ao diário paulista, que havia questionado os gastos da companhia com publicidade (clique aqui).

Quantas enquetes como esta serão necessárias para a Folha notar que o leitor não é um quadro em branco?


Um comentário:

Anônimo disse...

desobrigatoriedade de diploma para se exercer a profissão de jornalista tem uma esplicação jornalismno de hoje é provocar polêmicas imbecis prá vender jornal ou informação. A informação teve - se ser diplomado qualificado.