“Foi a melhor coisa que Lula fez em todo o seu governo”. Ouve-se, infelizmente, todo ser dotado de normais habilidades auditivas, esse e outros impropérios semelhantes, em relação à demissão do Ministro da Defesa Waldir Pires (25/07), honroso político que dispensa longas apresentações. Após tantas súplicas, surgiu a panacéia do “Caos Aéreo”: rolou a cabeça de Waldir. Era preciso acalmar os leões. Nelson Jobim irá reger a pasta deixada (a contra gosto, logicamente) pelo baiano no mesmo tom pomposo do “neo-liberalismo” tucano.
O avião mal terminou de bater no prédio e toda a mídia fanfarrona já noticiava, com inexorável certeza, como causa do acidente, a falta do grooving, ranhuras na pista. Perdão! Não se trata de notícia, e sim de tese. As imagens de pouso do Airbus da TAM, repetidas incasavelmente, seriam a última prova de que houve “aquaplanagem”, derrapagem por excesso de água e falta de rugosidade na pista. Com as imagens a única coisa fica nítido é que o avião não estava desacelerando. Recentemente, vazou a informação de que o manete que deveria estar no ponto morto, desacelerando as turbinas, estava na posição incorreta. O experiente piloto errou numa pista em que falhas não são permitidas.
A “grande mídia” não produz mais informações, limita-se a fazer “propaganda”, balizada na desculpa pífia da “liberdade de expressão”. Como disse o Presidente boliviano, Evo Morales, em relação ao caso da emissora venezuelana que não teve sua concessão renovada por Chávez, “liberdade de expressão não pode ser confundida com libertinagem de expressão”.
A democracia pregada pelos “liberalistas”, isso também inclui o Partido da Imprensa (PI), difere pouco das ditaduras dos tiranos: enquanto os tiranos oprimem o povo em nome da grandeza, os “liberais” exploram o povo em nome da liberdade. Acidentes como o do Airbus 320 da TAM não deixarão de se repetir, enquanto imperar no país o tácito pacto entre políticos corruptos e empresários impudentes que, em busca de lucros desmedidos, enriquecem a custo do sacrifício das vidas alheias.
7 comentários:
Pagar o pato:
significa fazer o papel de tolo, pagando por aquilo que não deve.
Querer tapar o sol com a peneira:
significa querer esconder o que todos estão vendo.
Sabemos quem são os culpados nesse trágico acidente (incidente?). As causas é que são várias, pois não venham tentar me convencer que um acidente dessa proporção teve um único motivo.
Ainda que o acidente com o vôo 3054 da TAM só tenha ocorrido devido a uma série de fatores, uma falha humana está na origem da tragédia, como informa reportagem desta semana da revista Veja. De acordo com a revista, o comandante Kleyber Lima, que pilotava a aeronave no momento do acidente, havia deixado o manete (equipamento que controla a aceleração da turbinas) em posição incorreta na hora do pouso.
Como disse José Simão certa vez ao vivo na Band News FM, a culpa de tudo vai ser do defunto, que obviamente, não tem como se defender!
Claro que as causas são várias,não tem como apontar esse ou aquele por agora. Vamos esperar a apuração dos fatos para que o defunto não se revire no caixão.
No dia do acidente, lembro de chegar em casa e falar: agora fudeu! Vão privatizar a Infraero e todo o setor aéreo. Há quem tem um pouco de astúcia devo dizer que não foi uma previsão miraculosa ou difícil de realizar, tava na cara que a mídia burguesa iria usar. Não sou lulista, sou comunista. Não apoio o Lula. Mas é muito importante saber de que lado gritamos... eu vaiaria o presidente, mas não naquele maracanã, naquele estádio onde ecoaram as planejadas vaias da direita mais reacionária do país.
Concordo com quem acha que foram vários os fatores que causaram o acidente. E a culpa não é unicamente do aparente erro do piloto. Mas, aquaplanagem não foi. Isso é certo. Se o acidente se deveu a outros fatores que não o erro do piloto, foi falta de manutenção das aeronaves "semi-novas" da TAM.
Resumir em um só é coisa fácil: ganancia, ou dinheiro. E a culpa do Governo Federal é conservar esse sistema escroto!
Meu blog: http://oportavoz.wordpress.com/
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