Publicidade

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jornalista americano diz que o MST é exemplo para os Estados Unidos

Por Humberto Carvalho Jr.

Jornalista do diário americano The Nation, Immanuel Wallerstein, analizou a atual fase política de seu país e apontou o Brasil como um modelo a ser seguido. No artigo, ele afirma ainda que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) poderia ser um bom exemplo para a esquerda estadunidense, se tivéssem algum movimento social semelhante ao menos em força. "Em minha opinião, a única atitude sensata é aquela tomada pelo grande, poderoso e militante Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Brasil", disse ainda o jornalista.

Parece bem sensata a interpretação de Wallerstein, que enxerga a crise econômica como um claro sintoma de falência do capitalismo, assim como a possibilidade da esquerda ao menos impedir que novo sistema mundial seja ainda pior que o atual.
"Parece haver duas ocasiões que exigem dois planos para a esquerda mundial, e em particular a estadunidense. A primeira ocasião é de curto prazo. O mundo está numa profunda depressão, que só vai piorar pelo menos no próximo ou em dois anos. O curto prazo imediato concerne ao desemprego que muita gente está enfrentando,o rebaixamento de salários e em muitos casos a perda das casas. Se os movimentos de esquerda não têm planos para esse cenário de curto prazo, eles não podem estabelecer uma conexão, em sentido algum, com a maior parte das pessoas.

A segunda ocasião é a crise estrutural do capitalismo como sistema mundial, que enfrenta, em minha opinião, sua extinção nos próximos vinte ou quarenta anos. Esse é o cenário no médio prazo. E se a esquerda não tem planos para o médio prazo, o que substituirá o capitalismo como sistema mundial será algo pior, provavelmente muito pior do que o terrível sistema que se tem vivido nos últimos cinco séculos".
Leia o texto originalmente publicado no diário americano The Nation aqui.Itálico

Leia o texto traduzido no website da Agência Carta Maior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Humberto, como vai?
Sou ADM do Blogueiros Unidos, movimento do qual seu é membo colaborador.
Estamos convidando todos a participarem da Promoção lançada por nós - "Quero um domínio já!"
Trata-se de ganhar um domínio, ao dar a melhor resposta a uma simples pergunta.
Já pensou em ver o Imprenssa Margina com domínio próprio e template personalizado configuradinho?
Poisé, so depende de você!
Dê uma avaliada no nosso convite e dá uma passadinha lá no Blogueiros Unidos para conferir!
Link da Promoção:
http://blogueirosunidos.blogspot.com/2008/04/promocao-quero-um-dominio-para-meu-blog.html

Grande abraço e aguardamos você lá!

Humberto Carvalho Jr. disse...

Oi!

Não tenho interesse em um domínio próprio. Publiquei o comentário, pois algum outro blogueiro pode ter interesse em participar da promoção.

Abraços.