Publicidade

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Governador de Roraima chama índios de animais

Por Humberto Carvalho Jr.

Irritado com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que negou a prorrogação do prazo para a desocupação da Raposa Serra do Sol, o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), chamou os índois de animais nesta quinta-feira (30). "Sem o elo com o branco, isso vai virar um zoológico humano. São animais humanos, infelizmente", disse o governador tucano.

Talvez nem mesmo a Carta a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha, que completa hoje 509 anos, tenha um tom etnocêntrico quanto o infausto discurso de Anchieta Junior. Se analisarmos do ponto de vista da classe para a qual o PSDB governa, não há uma letra sequer fora do lugar. O governador apenas externou o que a elite nativa pensa a respeito dos índios. E, por mais absurdo que pareça, os brancos da declaração do governador tucano, aqueles cujos os índios serão privados do convívio, pensam como o político que os representa.

Mas, enfim, ainda há quem creia no descobrimento do Brasil e muitas outras lendas da história da "civilização'.

As palavras de Anchieta Junior não difere em nada à tese publicada na última edição de Veja sobre a discussão no STF. Segundo o panfleto (Veja), o ministro Joaquim Barbosa ocupa o cargo somente porque o presidente Lula precisar de um negro no STF, e não por competência (leia mais aqui).

Assista, abaixo, ao vídeo da entrevista veiculada no Jornal Nacional (30/04/09).


Só para lembrar, pesam sobre o governador de Roraima três acusações: uso de evento para a concessão de 36.671 benefícios do programa estadual Vale Solidário para benefício eleitoral, renovação de 1.050 bolsas de estudos universitários às vésperas do pleito e concessão, dois dias antes da eleição, de renúncia de receita a empresas de transportes e telecomunicações sem aprovação da Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário: