Publicidade

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gay Talese participa do Roda Viva


Por Humberto Carvalho Jr.

O programa Roda Viva que será exibido nesta segunda-feira (20), às10h10, terá como entrevistado o jornalista americano Gay Talese, um dos maiores nomes do jornalismo literário.

Ao lado de jornalistas e escritores, como Truman Capote, Norman Mailer, Tom Wolf e outros, Talese foi um dos principais autores do New Journalism, gênero jornalístico surgido na imprensa dos Estados Unidos, na década de 60. A principal característica do gênero é misturar a narrativa jornalística com recursos da literatura (beletrística).

De acordo com Talese:
"O novo Jornalismo, embora possa ser lido como ficção, não é ficção. É, ou deveria ser, tão verídico como a mais exata das reportagens, buscando, embora uma verdade mais ampla que a possível através da mera compilação de fatos comprováveis, o uso de citações, a adesão ao rígido estilo mais antigo. O novo jornalismo permite, na verdade exige, uma abordagem mais imaginativa da reportagem e consente que o escritor se intrometa na narrativa se o desejar, conforme acontece com freqüência, ou que assuma o papel de observador imparcial, como fazem outros, eu inclusive".
Aos 77 anos, com 11 livros publicados, o jornalista prepara seu próximo livro. O livro mais conhecido do autor é Fama e Anonimato, uma coletânea de importantes textos de sua obra, como o perfil de Frank Sinatra e do lutador de boxe Floyd Peterson.

Nenhum comentário: