Publicidade

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF prende sete prefeitos da Bahia por suspeita de fraudes e desvios, três são do PSDB


Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta quarta-feira, para efeutuar prisões de prefeitos, servidores públicos municipais e empresários, acusados de desvio de verbas federais e fraude em licitações, que causaram um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário. O dinheiro deveria ter sido utilizado para aquisição de medicamentos, merenda escolar e execução de obras públicas.

A Operação Carcará da Bahia, realizada em parceria com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, deve cumprir 46 mandados de prisão e 82 mandados de busca e apreensão em 20 cidades da Bahia. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que cinco deles já tiveram prisão confirmada pela PF.

Prefeitos presos

Antônio Miranda Silva Júnior (PMDB) - Aratuípe

Ivanilton Oliveira Novaes (PSDB) - Cafarnaum

Raimunda da Silva Santos (PSDB) - Itatim

Marcos Airton Alves Araújo (PR) - Lençóis

Everaldo Caldas (PP) - Elísio Medrado


Prisões não confirmadas

Agnaldo Andrade (PTdoB) - Santa Terezinha

Joyuson Vieira Santos (PSDB) - Utinga


Os prefeitos presos, informou a delegada coordenadora da operação, Aline Marquezine, receberam comissão dos pagamentos realizados para as empresas. Ainda segundo a delegada, há indícios de que os prefeitos das demais cidades tinham conhecimento das irregularidades, mas a PF só prendeu as pessoas sobre as quais foram reunidas provas.

Os envolvidos serão indiciados por crime de peculato, emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha ou bando, fraude a licitação, modificação ilegal de contrato ou pagamento antecipado, impedimento, perturbação ou fraude ao ato licitatório, afastamento de licitante, fraude na execução do contrato, crimes de responsabilidade de prefeito municipal e corrupção ativa e passiva.


Repercussão Nacional


A operação da PF na Bahia foi noticiada por parte dos websites do PIG, como Folha.Com, G1 e OGlobo e Estadão. Em nenhuma das matérias, exceto a do jornal baiano A Tarde, citam os nomes e partidos dos prefeitos envolvidos no esquema de corrupção. Certamente, tais informações seriam consideradas de extremo interesse público se três dos sete prefeitos presos pela PF fossem do PT ou partidos de esquerda.

Acontece que, quando os casos de corrupção envolvem políticos do PSDB, DEM e aliados, não se justifica o uso de manchetes com letras enormes ou infográficos para explicar como se dava o esquema ilícito. Ao menos, é assim que pensam os editores da chamada "grande" imprensa.

Nenhum comentário: