Publicidade

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gilmar Mendes finalmente é chamado às falas, e "ao vivo"

Por Humberto Carvalho Jr.

Depois de “chamar às falas” o presidente Lula por duas vezes, finalmente chegou a vez do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ser chamado às falas. O ministro da Justiça Joaquim Barbosa desmascarou o presidente do STF, acusando-o de estar “destruindo a credibilidade da Justiça brasileira”. O melhor é que o sermão, inevitavelmente, foi transmitido “ao vivo” em rede nacional. Assista ao vídeo abaixo.

Professores, alunos e ex-alunos da UnB (Universidade de Brasília) protestaram em frente ao prédio da Suprema Corte contra o presidente Gilmar Mendes. “Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF”, dizia a faixa carregada pelos manifestantes. O professor João Francisco Araújo disse que o ato de apoio a Joaquim Barbosa era necessário para mostrar que as queixas do ministro são compartilhadas pela sociedade brasileira.

O protesto foi publicado apenas pelo jornal da “ditabranda”, Folha de S. Paulo. Ainda assim, em segundo plano, abaixo da matéria sobre a nota de apoio a Mendes, emitida na última sexta-feira (24) pelo partido do ex-PFL (DEM). Para o presidente nacional do partido, Rodrigo Viana, o ministro Mendes, “exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional” (agora, leitor, pode vomitar!), foi vítima de “agressões e expressões insultuosas”.

Como costumo evitar a publicação de conteúdo pornográfico neste blog, quem tiver interesse em ler a nota dos demos em apoio ao presidente do STF na íntegra pode clicar aqui.

Obviamente, nenhuma das acusações levantadas pelo ministro Barbosa serão levadas em conta pela imprensa corporativa brasileira. Afinal, trata-se de um dos maiores paladinos dos interesses da elite nacional. Dizendo mais seria redundante.

Professor de Sociologia, Colunista do website Agência Carta Maior e colaborador do Observatório da Imprensa, Gilson Caroni Filho deixa claro quem é o presidente do STF:

“Gilmar Mendes se destaca pelo senso de urgência no que julga ser seu principal papel como magistrado: dar sustentação jurídica às teses da oposição parlamentar no combate ao governo Lula. Mas o faz de forma tão atabalhoada que constrange até mesmo os “bons companheiros” das grandes redações. Aqueles que, desolados, vêem a imprensa estrangeira fazer uma leitura totalmente distinta dos recortes que elaboram diariamente.

Nessa empreitada, o presidente do Supremo tem sido alvo de crítica dos que lutam pela ampliação de direitos, pela criação de um ordenamento inclusivo, de uma legalidade que não seja restrita a um ordenamento institucional de distribuição de privilégios”.

O ministro Barbosa, que há alguns anos foi considerado herói pelo panfleto direitista Veja, já sofre com os ataques da mídia gorda. A mesma publicação que o colocou na capa como esperança de justiça no país, quando ele denunciou os 39 acusados no “mensalão” (ainda não provado), agora tenta menoscabar sua imagem.

O jornalista Paulo Henrique Amorim enumerou as seguintes ofensas publicadas em reportagem de Veja (págs.78 e 79) desta semana:

1) Barbosa deu uma de índio (no sentido pejorativo);

2) As acusações de Barbosa a Gilmar eram sem fundamento: logo, Barbosa mentiu;

3) Barbosa perdeu de vez a “compostura” (adjetivo que o PiG usa para desqualificar Barbosa, como se Gilmar fosse um “temperado” … (***))

4) Barbosa agiu de maneira inadequada (como se enlamear a imagem do Supremo fosse “adequado” …);

5) Barbosa só é Ministro porque o presidente Lula queria um negro no Supremo (****);

6) Barbosa não é um ministro, mas um procurador da República disfarçado de Ministro;

7) Barbosa é um demagogo: decide de acordo com a voz das ruas.

Antes de mais nada, a intenção foi sugerir a leitura de bons textos sobre o sermão pregado pelo ministro Barbosa em Gilmar Mendes. E ainda, informações imprescindíveis aos que tenham interesse em conhecer a política brasileira e, sobretudo, o que representa o atual presidente do STF.

Antes, assista ao vídeo abaixo, trecho do Programa Roda Viva, veiculado em 15 de dezembro pela TVE. Mendes não consegue responder o que o motivou a conceder habeas corpus duas vezes ao banqueiro Daniel Dantas, condenado a dez anos de prisão por suborno a um delegado da Polícia Federal, e tenta, ainda, desmerecer a revista semanal Carta Capital, que já publicou diversas reportagens que denunciam seus deslizes e suas relações espúrias na política.

Depois de assistir aos vídeos e ler os textos abaixo, o que você acha de Gilmar Mendes ocupar a mais alta corte do país? Poderá haver justiça no Brasil? Opine.

Sugestões de Leitura:

A nudez de Gilmar Mendes, de Gilson Caroni Filho.

A Terra dos Mendes, do jornalista Leandro Fortes.

Ministro Barbosa, Quem mandou levar a Veja a Sério ?, do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Joaquim Barbosa, Herói. Palavra de Veja, publicado em Vi O Mundo (Original aqui).

Quem são os capangas de Mendes, do jornalista Luiz Azenha.

Por que a mídia e Gilmar vão mudar de assunto rapidinho?, também de Luiz Azenha.

2 comentários:

Paulinho Apolonio disse...

Infelizmente estamos nesse país hipócrita. Como é que a “mídia prostituída” vai defender um negro? Um negro que se cansou de todas as malandragens de Mendes e gritou, pois estava já estava cansado.
Só queria saber das opiniões dos outros ministros! Principalmente da Ministra Helem, que por sinal, estava viajando.

Humberto Carvalho Jr. disse...

Paulinho!

Segundo a reporcagem (com 'c' mesmo) sobre a discussão entre os ministros do STF, na última edição de "Veja", o ministro Joaquim Barbosa ocupa o cargo não por competência, mas porque Lula precisava de um negro como ministro da Justiça.

Por isso, os proprietários e jornalistas acostumados a esse modelo de jornalismo não querem discutir nenhum tipo de regulamentação. Toda tentativa de regulamentar a profissão de jornalista é tachada de censura.

E viva à LiberTINAGEM de Imprensa!

Abraço.