Publicidade

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Serra acusa governo de financiar 'blogs sujos' e perseguir jornalistas, publicou a Folha de S. Paulo

Só se a censura for para proibir os grandes veículos de falarem bem do governo.


Acesse aqui a reportagem publicada pelo website da Folha de S. Paulo e note que, de acordo com as informações apresentadas no corpo da matéria, a estrutura narrativa foi elaborada incorretamente com claras intenções de valorizar as acusações levianas do candidato tucano.

O fato de Serra ter se recusado a responder aos jornalistas que o questionaram sobre quais seriam os "blogs sujos" foi deliberadamente excluída do lead, o que contraria o próprio receituário de produção dos noticiários da "grande imprensa".

Oficina

Utilizando as mesmas técnicas recomendadas pelos manuais de redação dos maiores veículos de informação, o relato do mesmo fato, seguindo o modelo da pirâmide invertida - as informação são hierarquizadas de forma decrescente quanto ao grau de importância -, teria o seu primeiro parágrafo (lead) escrito da seguinte forma:
Apesar de acusar o governo federal, nesta quinta-feira, de financiar "blogs sujos" que "dão norte do patrulhamento" a jornalistas, o candidato do PSDB à presidência, José Serra, recusou-se a responder quais seriam tais blogs. "Alguma outra pergunta?", rebatia o candidato tucano.
Ou:
O candidato do PSDB à presidência, José Serra, recusou-se a responder jornalistas sobre quais seriam os "blogs sujos", acusados por ele de dar norte do patrulhamento à imprensa, nesta quinta-feira, durante 8º Congresso Brasileiro de Jornais. "Alguma outra pergunta", rebatia o candidato, que só se manifestou quando um repórter de TV o perguntou sobre seu empenho na defesa da liberdade de expressão.
Ou:
"Alguma outra pergunta?", dizia o candidato do PSDB à presidência, José Serra, ao ser questionado por jornalistas, nesta quinta-feira (19), durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais, sobre quais seriam os "blogs sujos" que "dão norte do patrulhamento" a imprensa.
Ou até mesmo:
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou nesta quinta-feira o governo federal de financiar "blogs sujos" que "dão norte do patrulhamento" a jornalistas, mas não respondeu quais seriam tais blogs (lead da reportagem da Folha).

Contexto

As formas do relato podem ser muitas, é verdade. Mas o fato, não. O que ocorreu nesse evento foi uma acusação irresponsável de um candidato desesperado, sobretudo após os últimos resultados dos institutos de pesquisas aliados, como o Datafolha e Ibope, que já conseguem prever sua derrota ainda no primeiro turno.

A declaração de Serra revela ainda que ele é tão insensato quanto o seu vice, Índio da Costa (ex-PFL-RJ) que acusou o PT de manter relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e narcotraficantes.

Falando em vice, Indio voltou a atacar o PT com as mesmas acusações, durante debate promovido pela Folha e UOL entre os candidatos a vice nesta terça-feira (23). Será a nova estratégia da oposição?

Nenhum comentário: