Publicidade

sábado, 28 de agosto de 2010

Serra barra a entrada de jornalistas em palestra para militares, mas mídia não vê censura


Apresar de credenciados pelo Clube da Aeronáutica, jornalistas foram impedidos, pela assessoria do candidato do PSDB, José Serra, de cobrir palestra para militares da reserva e membros dos clubes militares.“Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, disse o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares, ao repórter do portal de notícias iG.
A atitude do candidato tucano contradiz seu discurso, quando acusou o governo, na semana passada, de censurar e imprensa e disse ser contra qualquer tipo de restrição à atividade jornalística, durante o 8.º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Rio de Janeiro.

Nenhum dos grandes jornais estamparam esta notícia em suas capas. E claro que não foi por falta de relevância, ou mais tecnicamente, critérios de noticiabilidade, valores-notícia. Um candidato à presidência reúne-se, de portas fechadas à imprensa, com militares , alguns deles destacados personagens da ditadura militar, e os editores e chefes de reportagem não vêm motivo a para noticiar o acontecimento?

O acepção do termo "liberdade de imprensa" tem para os donos das grandes empresas de comunicação do país um sentido diferente do que foi conquistado pelas lutas populares. Nas redações dos principais veículos de informação, que estão preocupados apenas em devolver o poder aos seus representantes, essa "liberdade" é utilizada como autorização para decidir o que o povo deve o ou não saber. Por isso as declarações de Serra e seu vice ganham a publicidade negada aos reais fatos de interesse público.

Nenhum comentário: