Publicidade

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Enfim, Serra entendeu resultado das pesquisas e desistiu da cantilena do sigilo quebrado

"Não cristão no mundo que aguente o repeteco do sigilo", entendeu Serra, o apelo popular. Pelo menos, é o que afirma, em parte, a matéria "Em feira religiosa, Serra se diz cristão e não fala sobre quebra de sigilo", publicada no G1, na última terça (07).

Repensando os últimos fatos, que podem ampliar o fracasso da coligação "O Brasil Pode(ria) Mais", Serra desistiu de falar sobre a quebra de sigilo de sua filha e aliados. Diversos fatos, sobretudo os números mais recentes da pesquisa Tracking Vox populi/Band/iG, podem ter feito o candidato do PSDB à presidência abandonar parcialmente a estratégia do denuncismo.

Dentre os fatores que o forçou tomar tal decisão, além das pesquisas é claro, está na possibilidade do jornalista Amaury Ribeiro Jr. ser ouvido pela Polícia Federal, sugestão do presidente do PT, Eduardo Dutra. O jornalista publicará, em 2011, o livro "Os Porões da Privataria", um trabalho de dez anos de anos, iniciado ainda quando ele era repórter do O Globo e se aprofundou com uma reportagem na IstoÉ sobre a CPI do Banestado.

De acordo com Ribeiro Jr., a obra descreve com detalhes o que seria a participação de Serra e aliados tucanos nos bastidores das privatizações durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. Leia a introdução do livro aqui.

Um novo fato pode, também, ter pesado na decisão de Serra. Alguns jornais já publicaram que a servidora Ana Maria Cano, citada como uma das responáveis pela quebra do sigilo fiscal dos tucanos é filiada ao PMDB de São Paulo, partido do Oréstes Quércia, apoiador incondicional da candidatura de Serra. Os jornais que não abafaram a descoberta, optaram por não fazer esta ligação. É que, como vem advertindo toda a imprensa alternativa, o crime pode ter sido cometido por fogo "amigo", durante as disputas internas do PSDB, quando Serra e Aécio brigavam pela candidatura à presidência, no final de 2009.

Tarde demais

No programa eleitoral de Serra, as denúncias vão continuar. Em público, a cuíca muda o tom. As acusações ficarão, possivelmente, a cargo da imprensa aliada, que continuará fabricando manchetes que sirvam como material publicitário à campanha de seu candidato.


Press DELETE

Passado o dia de cristão do Serra, vi ao concluir este post, o candidato tucano cancelou sua viagem, hoje, para gravar resposta aos "ataques" do presidente Lula. "O texto ainda não foi definido pela campanha tucana, mas deve ser exibido amanhã", informou o house organ da campanha de Serra, Folha.

Nenhum comentário: